Todos os navegadores no mercado (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari, Opera, etc) possuem suas vantagens e desvantagens.
O ano de 2011 foi marcado por uma disputa acirrada entre os navegadores. Com suas atualizações realizadas em períodos de tempo cada vez menores, o Internet Explorer, o Mozilla Firefox e o Google Chrome são os três principais browsers e brigam por fatias do mercado com unhas e dentes.
Só que mesmo assim, alguns navegadores estão deixando a desejar, por mais que criem atualizações.
De
acordo com uma pesquisa feita pela NetMarketShare no final do primeiro
semestre deste ano, o IE ainda é o navegador mais usado no mundo, sendo
adotado por 53,68% dos internautas. Ele é seguido pelo Firefox, com
21,76%, e Chrome, com 13,11%.
Browsers a serem analisados:
Opera 11.60;
Google Chrome 15.0.874.121;
Mozilla Firefox 8.0.1;
Internet Explorer 9;
Safari 5.1.2.
Sistemas suportados
Instalação e desinstalação
O Safari e o Internet Explorer possuem procedimentos um pouco mais trabalhosos e demorados. O produto da Apple instala por padrão um segundo aplicativo, chamado Bonjour, que não tem influência em seu correto funcionamento.O Google Chrome e o Firefox apresentaram assistentes de instalação simples, sendo o browser da Fundação Mozilla o mais rápido a ser implementado
Como você pode perceber na tabela comparativa desta análise, o instalador do Chrome é bem menor que os demais. Isso acontece porque ele baixa boa parte do conteúdo necessário para o seu funcionamento após ter sido dado o comando de instalação
Inicialização
Carregamento de páginas
Consumo de memória RAM
Desempenho em jogos online
Benchmarkings
Gerenciamento de downloads
Segurança
-Opera: na sua versão 10.60, foi incorporado um recurso de proteção contra a ação de malwares desenvolvido pela AVG. O aplicativo ainda disponibiliza um mecanismo de criptografia para as senhas salvas.
-Google Chrome: esse navegador também conta com um dispositivo para criptografar os dados pessoais salvos nele.
-Mozilla Firefox: oferece um gerenciador de permissões, pelo qual é possível definir se o navegador deve memorizar senhas, compartilhar localização, armazenar cookies, abrir popups e preservar conteúdo offline.
-Internet Explorer: o aplicativo possui o filtro Smartscreen, que tem o objetivo de avisar o usuário quando um link for redirecioná-lo para um endereço de confiança duvidosa. Por sua vez, a Proteção Contra Rastreamento permite que você defina quais informações pessoais podem ser coletadas por sites de terceiros.
-Safari: o novo painel “Privacidade“ desse programa (localizado no menu “Preferências”) mostra que tipo de dados os sites estão armazenando, dando a opção para que você os remova. É possível personalizar as configurações dos cookies e decidir se os sites têm permissão para solicitar informações sobre a sua localização.Conclusão:
Atualmente o melhor navegador é o Google Chrome, em 5 : quesitos Instalação e Desinstalação , Inicialização,Benchmarkings,Segurança e Personalização;
Tutorial de instalação de browsers
on prezi